top of page
COLETIVO
MARIA DA GLÓRIA

APOIO FINANCEIRO
O projeto do Coletivo Maria da Glória foi submetido no dia 26 de outubro de 2020, Edital nº 01/2020 - Premiação Aldir Blanc Bahia – Prêmio Fundação Pedro Calmon, categoria Memória, classificado em 70° lugar. Denominado: "A importância da preservação do legado da Dra. Professora Maria da Glória para o entendimento da geologia da Bahia e como símbolo de representatividade para os estudantes negros nas geociências."
Compreende em mapear informações, bibliografia, iconografia e periódicos produzidos pela professora Maria da Glória, como um instrumento de manutenção da sua memória enquanto mulher negra e doutora em geologia. Através desse mapeamento e levantamento de informações, mostrar como a sua contribuição científica foi vital para o entendimento da geologia da Bahia. Ademais, incentivar o ingresso de mais estudantes negros dentro da geologia, usando como incentivo o exemplo deixado pela professora Glória. Esse projeto objetiva divulgar essas informações para a sociedade em geral, mas tendo como foco o público jovem, mais especificamente, jovens negros estudantes de geologia no estado da Bahia e futuros ingressantes no curso. Além de reafirmar a importância do legado e vida da professora enquanto mulher negra, ativa, consciente, e como uma das primeiras mulheres negras a fazerem parte do quadro de docentes do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia. Temos como justificativa o fato de que possuímos um contingente mínimo (conhecido) de pessoas negras nas geociências, principalmente na
geologia aqui no Estado da Bahia, dessa forma, desenvolveu-se uma grande carência de representatividade nessa área, para os estudantes negros ingressantes na universidade. De forma a estimular o conhecimento de personalidades, que foram invisibilizadas pelo racismo estrutural, o mapeamento de informações se torna importante pois expõe o trabalho de Maria da Glória, mulher negra doutora em geologia e baiana, tornando-a referência, visto que, participou de diversos estudos acerca da geologia da Bahia. Assim, servindo de estímulo e promovendo a autopercepção de diversos jovens negros que adentram esse espaço acadêmico.
bottom of page