Você conhece o Quilombo Rio dos Macacos?
- Coletivo Maria da Glória
- 27 de abr. de 2021
- 1 min de leitura
O Quilombo Rio dos Macacos fica localizado em Simões Filho/BA, é uma comunidade que existe há mais de 200 anos e enfrenta há mais de 50 anos conflitos pelo direito à Terra com a Marinha do Brasil.
O conflito entre o Quilombo e a Marinha do Brasil vem desde a chegada da Marinha ao território, para a construção da Base Naval de Aratu, a Vila Naval e a Barragem, na década de 1950. Ao contrário do que é dito pela Marinha, a Comunidade já existia muito antes da chegada deles à região. Esse conflito e a situação da comunidade retratam a forma cruel como a Marinha do Brasil tem violado o direito à vida e ao uso do território pelas famílias quilombolas.
A titulação das terras do Quilombo ocorreu em 28 de julho de 2020, na sede da Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no entanto a titulação só corresponde a ⅓ da área do quilombo, e a região titulada não dá acesso a comunidade as fontes de água da barragem e da fonte Santa Luzia.
Além disso, desde outubro de 2020, uma decisão liminar da 7ª Vara Agrária Federal da SJBA impediu a Comunidade de se aproximar das águas do território, de onde eles retiram o alimento, além do uso para consumo, prática de rituais religiosos e lazer. Além desses aspectos, essa liminar deixa a Comunidade em situação de extrema vulnerabilidade frente à pandemia de COVID-19, impedindo que seja possível superar de forma segura a crise sanitária.
Podemos ajudar assinando a petição!





Comentários