Negliência ou conveniência sobre a situação dos quilombolas?
- Coletivo Maria da Glória
- 22 de abr. de 2021
- 1 min de leitura

A ilha de Maré está situada na parte central da Baía de Todos os Santos, fica a 21,5 quilômetros de Salvador, de acordo com o último censo nessa moram cerca 6.434 pessoas. (IBGE, 2010). Eliete Paraguassu (41 anos), desde o final da década de 90 vem lutando ativamente contra um assassino invisível, o lixo industrial que vem acumulando na ilha e expondo seus moradores a contaminação.
Compostos metálicos quando em solução como cátions livres ou complexos iônicos, em locais onde a granulometria dos sedimentos é fina (como em mangues) são facilmente adsorvidos pelas partículas, e encontram grande quantidade de espaços para interações químicas entra a água e a biota.
O impacto gerado por este fenômeno está atrelado, sobretudo, à sua biodisponibilidade, uma vez que essa pode comprometer um ecossistema inteiro, considerando que os rios conectam o meio aquático ao terrestre que, por sua vez, transporta parte da matéria orgânica para os oceanos.

O problema exposto pela comunidade vem sendo tratado com descaso pelas autoridades, o governo permanece omisso diante crescente índice de mortalidade entre os peixes, mariscos e de moradores com câncer e outros problemas de saúde, o racismo ambiental precisa ser combatido, este crime silencioso está ceifando a saúde e a vida de muitas pessoas.
Comments