Quem pesa mais? O chumbo ou a contaminação?
- Coletivo Maria da Glória
- 22 de abr. de 2021
- 1 min de leitura

Boquira é um município situado no centro sul baiano, localizado a 655 km de Salvador, situada em um contextos geológico com importante background natural para Pb e Zn, a Bahia é o segundo estado que mais emprega pessoas na área da mineração, entre 1960 e 1992 abrigou a maior mina desses minérios do Brasil.
O minério extraído pela Plubum onde produziam ligas de Pb e exportavam o Zn que era extraído junto com o Pb na Companhia Brasileira de Chumbo (Cobrac), isso durou pouco mais de 30 anos, com a extração em fase final a mineração foi vendida ao grupo CMP, associada ao grupo Luxma, que teve sua extração focada em pilares de sustentação, contudo os custos tornaram-se inviáveis mediante ao lucro obtido na mina, diante desse cenário a empresa fechou as portas em 1992.
A pilha de rejeito abandonado exposta a erosão biodisponibilizou os metais pesados, que solúveis em água e absorvidos pelas plantas entraram na cadeia trófica. No corpo humano, o Pb pode danificar o sistema nervoso, endócrino e cardiovascular; afeta os ossos, fígado e rins; tem efeitos carcinogênicos e pode levar a disfunções psicológica e neurocomportamentais.
Boquira compreende mais um caso da inabilidade dos governantes em lidar com as consequências da extração mineral irresponsável, indo desde a falta de legislação punitiva até a inviabilização da dor de milhares de cidadãos dessa cidade, que convivem até hoje com as mazelas.




Comentários