top of page

Somos fruto dessa sociedade adoecida...

  • Foto do escritor: Coletivo Maria da Glória
    Coletivo Maria da Glória
  • 28 de abr. de 2021
  • 1 min de leitura

A estrutura da sociedade brasileira foi estabelecida diretamente engajada ao apagamento e marginalização de pessoas pretas. Durante todo o seu processo de formação foram introduzidas consciente e inconscientemente falas, pensamentos e pré-conceitos justificados muitas vezes com argumentos científicos, que objetivavam inibir o acesso dessa população a diversos espaços. Essa estrutura perpassa as diversas relações político-sociais-econômicas e é classificada como mais uma forma de manifestação do racismo: o Racismo Estrutural.


O Racismo Estrutural é um conjunto de práticas racistas dentro da sociedade que frequentemente coloca a branquitude em posição favorável, desvalorizando, invisibilizando e oprimindo outros grupos, causando significativas disparidades. Apresenta-se como uma erva daninha que sorrateiramente atravessa as diversas relações culturais e consequentemente o sistema social e suas nuances.


Somos fruto dessa sociedade adoecida e diretamente transpassados por todo esse sistema. É necessário que estejamos cientes da importância do questionamento das estruturas que nos cercam, desromantizando situações e questionando a invisibilização de personalidades da população preta. Personalidades essas de extrema importância para diversas áreas, que sequer são citadas efetivamente, já que na maioria das vezes o in(consciente) social nos coloca à margem.

Estamos inseridos nessa estrutura e vivemos as consequências dessa inserção. Qual o seu papel?

Comentários


bottom of page